Aqui você encontra as notícias mais relevantes e com fontes confiáveis acerca do lixo eletrônico

Mundo

Lixo eletrônico no mundo

Atualmente mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Este dado deixa claro a importância crescente da reciclagem, que também apresenta números preocupantes: só se reciclam 17,4% desses resíduos, sendo que algumas regiões como a América Latina recuperam apenas 2,7%. Se esta tendência se mantiver, a ONU estima que poderíamos chegar a 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2050. 

Saiba mais em: O que é Lixo Eletrônico e como reciclá-lo – Iberdrola

Mundo

O lixo eletrônico está crescendo cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada de lixo eletrônico: ONU.

De acordo com o The Global E-waste Monitor 2024, elaborado pelas Nações Unidas e parceiros, foram geradas 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em 2022, número que cresce cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada. Essa disparidade evidencia a perda de recursos valiosos e o agravamento de impactos ambientais e sociais, especialmente em países em desenvolvimento, onde o descarte informal é mais frequente.

Saiba mais em: The global E-waste Monitor 2024 – Electronic Waste Rising Five Times Faster than Documented E-waste Recycling: UN.

Brasil

Brasil é o 5º país que mais produz resíduos eletrônicos, mas descarte correto ainda é pequeno

Por ano, o país produz 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico e poderia ser muito mais. Segundo pesquisas, 85% dos brasileiros têm em casa algum aparelho que não usam e não sabem o que fazer com ele.

Saiba mais em: Brasil é o 5º país que mais produz resíduos eletrônicos, mas descarte correto ainda é pequeno – G1

Rolar para cima